Estimada Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mêda, Caras Bombeiras e Bombeiros.
Neste dia, comemoramos mais um aniversário. Mais um, nesta já vasta e enriquecedora vida. Uma vida com 92 anos de muitas histórias, uma História com muitas vidas.
Àqueles que dedicaram e dedicam a vida, com aplicação e altruísmo, a servir a nobre causa da Associação, quero-lhes agradecer e desejar as maiores felicitações neste dia de aniversário da nossa querida Associação. E que tenhamos em conjunto a força e a vontade de levar mais longe o seu bom nome, elevando a honra que a mesma tem e merece.
A celebração do 92º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mêda será cancelada devido ao "cenário de incêndios que assola o país", não estando reunidas as condições tidas por convenientes ou apropriadas.
A nova data da celebração vai ser designada futuramente.
A Situação de Contingência abrange todo o terretório do Continente, no período compreendido entre as 00h00 do dia 11de julho e as 23h59 do dia 15 de julho.
A comemoração do 92º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mêda, vai decorrer no dia 24 de julho, conforme demostra o programa.
Vimos desta forma divulgar a realização do "Seminário Falha da Vilariça, Risco Sísmico e Reposta de Emergência", a decorrer na Casa Municipal da Cultura de Mêda no dia 17 de novembro/2018.
Para a realização de inscrições este é o link que deve aceder.
No dia 19 de Setembro, esteve presente no Quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mêda o Comandante Nacional de Operações de Socorro (CONAC), Coronel Duarte da Costa, numa das visitas de trabalho que vai realizar por alguns dos Corpos de Bombeiros do País.
Nesta visita ao Distrito da Guarda que começou em Loriga e terminou na Mêda, o Senhor CONAC esteve acompanhado pelo Adjunto Nacional, Pedro Nunes, pelo CODIS da Guarda, António Fonseca e pelo Senhor Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito da Guarda, Paulo Amaral.
No âmbito da actividade formativa “Plantas Aromáticas e Medicinais”, promovido pelo Centro de Gestão da Empresa Agrícola Entre Douro Côa, de Vila Nova de Foz Côa, realizado na Junta de Freguesia de Mêda, decidiram os organizadores e formandos do curso angariar fundos com a venda dos produtos concebidos no decorrer da sua ação formativa.
O valor angariado na referida actividade foi entregue à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Meda, a qual agradece a atitude e gesto de solidariedade.
O Senhor Presidente da Direção, Dr. Paulo Amaral, em conjunto com o Senhor Comandante, José Lemos, procederam à entrega durante o dia de hoje, de 2 polos e 1 par de calças por cada elemento. O acto da entrega foi feito ao Senhor Adjunto de Comando e Chefe de Equipa de Intervenção Permanente e ao Bombeiro Motorista, José Joaquim Moreira em representação dos Bombeiros Motoristas desta Associação, num total de 13 equipamentos.
Decorreu neste Domingo dia 29 de Abril, na Nave de Exposições do Mercado Municipal de Mêda, o II Festival de Concertinas da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mêda.
O evento contou com a presença 10 grupos de concertinas oriundos de todo o País realçando o Grupo local “Sons da Concertina e Amigos”.
No final da atuação dos grupos seguiu-se o cantar à desgarrada de Valter São Martinho e Naty Vieira.
Uma tarde em que a população local compareceu, mostrando-se agradada com o certame, interagindo sempre com os grupos aquando da sua atuação, destacando-se a boa disposição e o êxito do evento.
Os Bombeiros Voluntários de Mêda agradecem a todos os Grupos aderentes, bem como a todos aqueles que colaboraram na realização e divulgação do evento.
A campanha de responsabilidade social do Grupo Os Mosqueteiros, que detém em Portugal as insígnias Intermarché, Bricomarché e Roady, conseguiu angariar este ano 500 equipamentos de proteção individual de combate a incêndios florestais.
A Escola de Infantes e Cadetes tem como principal objetivo, promover a instrução inicial para um possível ingresso na carreira de Bombeiro, formando estes jovens nas temáticas da proteção e socorro, ao mesmo tempo, procurando fazer com que estes se tornem cidadãos conscientes, fomentando-lhes valores morais e éticos de cidadania.
Estão abertas inscrições para Ingresso na Carreira de Bombeiro Voluntário, até 31 de dezembro de 2016, desloca-te aos serviços administrativos no quartel dos Bombeiros Voluntários de Meda para efetuares a tua inscrição.
"«Bombeiro» o indivíduo que, integrado de forma profissional ou voluntária num corpo de bombeiros, tem por atividade cumprir as missões do corpo de bombeiros, nomeadamente a proteção de vidas humanas e bens em perigo, mediante a prevenção e extinção de incêndios, o socorro de feridos, doentes ou náufragos e a prestação
de outros serviços previstos nos regulamentos internos e demais legislação aplicável;"
Na manha de hoje o CB Mêda foi alertado para um acidente de viação na estrada que liga Mêda a Outeiro de Gatos, o acidente foi provocado por um despiste de um veículo ligeiro de passageiros seguido de capotamento, à chegada das equipas o unico ocupante já se encontrava no exterior do veículo acidentado e apresentava sinais de vários traumatismos, sendo transportado para o Hospital Distrital da Guarda. No local estiveram presentes CB Mêda com 2 Veículos e 9 elementos, GNR e INEM (SIV Foz Côa).
O Corpo de Bombeiros de Mêda foi chamado no dia de ontem (19-07-2016) a socorrer uma vítima de sexo feminino na localidade de Vale Flor, a vítima estava localizada num terreno agrícola de dificil acesso a ambulâncias o que levou ao empenhamento de um veículo todo-o-terreno para a extração até à estrada municipal.
A vítima foi depois transportada para o Hospital Distrital da Guarda por uma ambulância deste Corpo de Bombeiros, no total foram empenhados 2 veículos e 5 elementos do CB Mêda.
Na tarde de ontem (19-07-2016) o CB Mêda foi alertado para um acidente de viação na localidade de Pai Penela, do qual resultou um ferido encarcerado com ferimentos graves, participaram nesta ocorrência Bombeiros, INEM e GNR, o ferido foi tranportado para o hospital da Guarda pelo Helicoptero do INEM.
Desde as 9 horas de hoje o Centro de Meios Aéreos de Mêda está dotado de um Helicóptero (HEBM) e respetiva equipa para o combate a incêndios florestais.
Helicópteros de Ataque Inicial (HEATI) – Empenhamento imediato e prioritário de Helicópteros Bombardeiros Ligeiros (HEBL) e Helicópteros Bombardeiros Médios (HEBM) em incêndios nascentes, com as respetivas equipas ou brigadas helitransportadas, para distâncias até 40 km
Uma queda de bicicleta por volta das 19:15 da tarde de ontem, na zona do Vale Flor, Mêda, provocou ferimentos graves em ciclista. O CB Mêda foi alertado via CODU às 19:30, a queda ocorreu numa estrada secundária, o que complicou o acesso dos meios ao local do acidente. Para esta ocorrência foram acionados 4 veículos do CB Mêda, ambulância SIV INEM e o Helicoptero do INEM sediado em Macedo de Cavaleiros. O ferido foi transportado de Helicoptero para o Hospital distrital da Guarda.
Nos dias 20, 21 e 22 deste mÊs decorreu na Vila de Marialva mais uma edição do Mercado Medieval, ao CB Meda foi solicitado a presença de meios para dar resposta a eventuais situações, passíveis de acontecer devido a grande concentração de pessoas vinda para participar neste evento.
O CB empenhou nos 3 dias do evento 9 elementos e 2 veículos de socorro, ficando a registar um total de 10 ocorrências das quais apenas 2 necessitaram de evacuação para uma unidade de saúde.
Nas proximas horas é provavél a ocorrência de aguaceiros intensos no concelho de Mêda
“O serviço municipal de proteção civil de Mêda aconselha a adoção das seguintes medidas preventivas:
-Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;
-Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água
-Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
-Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos ou árvores, em virtude de vento mais forte;
-Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança;
– Seguir escrupulosamente as indicações transmitidas pelas autoridades policiais no que concerne ao respeito pelos cortes de estrada, percursos alternativos, sinalização e outras informações;
– Evitar comportamentos de risco que poderão originar acidentes não previstos.
-Esteja atento às informações da meteorologia e às indicações difundidas pelas autoridades de proteção civil e as forças de segurança;
-Evitar comportamentos de risco que poderão originar acidentes não previstos.
-Caso detete alguma situação de risco contate os Agentes de Proteção Civil, SMPC Mêda através do n.º 279 883 215, B. V. de Mêda através do n.º 279 882 115, GNR Mêda através do n.º 279 880 100”
Decorreu no passado domingo dia 8 de maio a prova de BTT Mêda100 UCI World Marathon Series, o evento acolheu mais de 400 ciclistas, profissionais e amadores, divido em 3 troços de 105km, 89km e 46km.
O Corpo de Bombeiros de Meda empenhou um dispositivo com 30 elementos e 15 veículos, distribuídos por equipas fixas, móveis e uma equipa de 3 infantes que participaram na entrega dos troféus.
No balanço final este dipositivo deu resposta a 60 ocorrências, desde situações de trauma devido a quedas, de hipotermia, lesões oculares e lesões da pele, este número de ocorrências não se afasta dos valores médios deste evento sempre que o número de atletas ultrapassa os 250, ainda foi possível empenhar elementos no km 81, devido à queda de um passadiço sobre uma ribeira, para ajudar alguns dos atletas a ultrapassar a forte corrente de água.
O que este ano complicou em parte a resposta às solicitações, principalmente devido às condições atmosféricas, foi o facto de entre os km 34 e 40 num intervalo de 30m ocorrerem cerca de 30 situações de hipotermia, com necessidade de evacuação para a Unidade de Saúde.
Em momento algum o dispositivo esgotou as suas capacidades, mantendo sempre equipas moveis e fixas de forma abranger todo o percurso.
O CB Mêda uma vez mais demonstrou a sua organização e capacidade de resposta através do dispositivo implementado, sucesso só alcançado e garantido devido a todo o empenho e entrega dos elementos envolvidos.
Este fim-de-semana vai continuar chuvoso e com vento, o IPMA lançou vários avisos para Portugal de precipitição intensa e rajadas de vento na ordem dos 100km/h, deverá adotar as seguintes medidas preventivas:
-Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;
-Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água
-Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
-Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos ou árvores, em virtude de vento mais forte;
-Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança;
– Seguir escrupulosamente as indicações transmitidas pelas autoridades policiais no que concerne ao respeito pelos cortes de estrada, percursos alternativos, sinalização e outras informações;
– Evitar comportamentos de risco que poderão originar acidentes não previstos.
-Esteja atento às informações da meteorologia e às indicações difundidas pelas autoridades de proteção civil e as forças de segurança;
-Evitar comportamentos de risco que poderão originar acidentes não previstos.
-Caso detete alguma situação de risco contate os Agentes de Proteção Civil, SMPC Mêda através do n.º 279 883 215, B. V. de Mêda através do n.º 279 882 115, GNR Mêda através do n.º 279 880 100”