História

 A vila de Mêda, sede do mesmo Concelho, sendo a povoação de maior dimensão e mais populosa no início do Século XX, desde cedo sentiu necessidade de criar mecanismos de auxílio e socorro às populações. Os incêndios urbanos e rurais eram frequentes e só a prontidão e disponibilidade da população reunida a toque do sino da torre da igreja poderia valer àqueles que se encontravam em situação de perigo.

 Foi neste contexto que um grupo de medenses, atentos e preocupados com a situação da Vila e do Concelho, sentiu a necessidade imperiosa de formar uma Corporação de Bombeiros, pois os incêndios sucediam-se com frequência e o socorro às populações era cada vez mais urgente. Assim, este grupo de homens bem formados, iniciou o processo de fundação da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mêda, a qual viria ser uma realidade em 22 de Julho de 1930.
Uma das primeiras preocupações desta Associação foi encontrar um local para a instalação de uma sede e quartel para a corporação, embora os meios e equipamentos disponíveis fossem escassos. Foi então que a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mêda e respetiva corporação de Bombeiros, teve como sede e quartel, o edifício do antigo tribunal e cadeia da Comarca de Mêda, onde se manteve durante longos anos.
Só na década de 1980, com a construção do novo quartel situado na Avenida Gago Coutinho e Sacadura Cabral, esta Associação passou a ser dotada de instalações próprias, adaptadas ao fim a que se destina. Atualmente, cerca de 30 anos passados após a construção deste quartel, o mesmo está a ser alvo de intervenção, a fim de criar melhores condições de funcionamento à Associação e respetiva corporação de Bombeiros.
 

 

 

      Visitantes:

Links:

Mapa de Risco


Bombeiros Voluntários de Meda Bombeiros Voluntarios de Meda | Tel. 279 882 115